Aprovado Projeto de Lei que institui aulas de defesa pessoal para mulheres
A Câmara - 15/10/2025
Em sessão ordinária nesta quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei nº. 66/2025, que institui na Cidade o “Programa Municipal de Defesa Pessoal e Comportamento Defensivo para Mulheres”, com o objetivo de oferecer aulas gratuitas em escolas, parques e outros espaços públicos do município. A iniciativa é de autoria da vereadora Priscila Yamagami (PP) e do vereador Johnross (PRD).
“Essa iniciativa ajudará muitas mulheres e será uma enorme conquista. Uma vez, no trânsito de São Paulo, sozinha no meu carro, vi um movimento de três homens vindo na minha direção. A minha postura foi de medo. Porém, abri o peito e os encarei. Para minha surpresa, eles passaram meu carro e assaltaram uma mulher atrás. Isso acontece todos os dias com as mulheres. É sobre isso que trata o projeto. Técnicas podem nos dar atenção plena, segurança e leitura apropriada de ambientes”, defendeu a parlamentar.
Johnross também se manifestou. “As melhores políticas públicas são aquelas que tocam nos problemas reais. Como homem, preciso reconhecer a sensibilidade da vereadora Priscila e da prefeita Mara. A defesa pessoal feminina, infelizmente, é necessária devido a vários ciclos de violência aos quais as mulheres são submetidas, inclusive no ambiente doméstico”.
O projeto tem como objetivo primordial proporcionar às mulheres o conhecimento e a prática de técnicas de defesa pessoal, aumentando sua segurança e confiança em situações de risco. Além disso, a propositura busca capacitá-las para adotar comportamentos defensivos eficazes, promovendo sua autonomia e proteção tanto em ambientes públicos quanto privados.
Segundo a justificativa do projeto, a violência contra a mulher é um problema grave e persistente na sociedade, e o empoderamento feminino, por meio do conhecimento de estratégias de autodefesa, é uma forma eficaz de prevenção. "
O programa será voltado para mulheres de todas as faixas etárias, com turmas diferenciadas e prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
O Poder Executivo municipal fica autorizado a celebrar parcerias com organizações não governamentais, entidades de ensino, universidades e academias de defesa pessoal para a execução da iniciativa.
A proposta foi aprovada com uma emenda supressiva da própria autora, que eliminou os artigos 5º e seus incisos, 7º, 10º e 11º do projeto original, para adequar o texto da lei à sugestão da Procuradoria Legislativa.
Mais Categorias
- A Cidade
- Vereadores
- A Câmara
- Honra ao Mérito
- Prefeitura
Mais sobre vereadores
- PEDRO HIDEKI KOMURA
- OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
- IDUIGUES FERREIRA MARTINS
- CARLOS LUCAREFSKI
- CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
- MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
- JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
- MAURO MITSURO YOKOYAMA
- EDSON DOS SANTOS
- MAURO DE ASSIS MARGARIDO
- FERNANDA MORENO DA SILVA
- RODRIGO FIRMINO ROMÃO
- MARCELO PORFIRIO DA SILVA
- VITOR SHOZO EMORI
- EDUARDO HIROSHI OTA
- JOHNROSS JONES LIMA
- JOSE LUIZ FURTADO
- EDSON ALEXANDRE PEREIRA
- JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
- MILTON LINS DA SILVA
- MAURINO JOSÉ DA SILVA
- INÊS PAZ
- OSVALDO ANTONIO DA SILVA
- MARIA LUIZA FERNANDES
- PRISCILA YAMAGAMI KÄHLER
- JOHNNY FERNANDES DA SILVEIRA
Mais #Hashtags