Câmara comemora “Semana do Profissional de Educação Física”
A Câmara - 10/09/2025
Em sessão solene na noite desta quarta-feira, 10, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes foi palco da celebração da “Semana do Profissional de Educação Física”, que visa prestigiar os destaques da categoria na Cidade por meio da entrega de placas de aço escovado. A homenagem obedece à Lei 6.948/14 e contou com a colaboração do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF 4/SP). O objetivo da cerimônia foi prestar tributo e reconhecimento aos educadores físicos de Mogi.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Comissão Permanente de Cultura, Esporte e Turismo da Câmara, vereador Bi Gêmeos (PSD), com o vereador Edson Santos (PSD) na primeira secretaria.
Também compuseram a mesa diretiva o conselheiro federal do Consef (Conselho Federal de Educação Física), prof. Marcio Tadashi Ishizaki, o delegado do CREF/4 (Conselho Regional de Educação Física) prof. Adilson Torres Alexandre, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fred Abib, — representando a prefeita Mara Bertaiolli e desempenhando também o papel de homenageado benemérito—, Wagner Oliveira do Espírito Santo, conselheiro do CREF e Atílio Suarti — coordenador de Saúde e Performance do Mogi Basquete e homenageado benemérito — , além dos vereadores da Comissão de Esportes: Marcos Furlan (Pode), Eduardo Ota (Pode), Juliano Botelho (PL) e Tonhão de Jundiapeba (PL).
A solenidade teve ainda a participação dos vereadores Mauro Araújo (MDB), Malu Fernandes (PL), Felipe Lintz (PL), Johnross (PRD), Inês Paz (PSOL), Johnny da Inclusão (Avante), Pedro Komura (União Brasil), Priscilla Yamagami (PP) e Maurinho do Despachante (PRD), entre outras autoridades.
O delegado do CREF/4 prof. Adilson Torres Alexandre elogiou os homenageados. “São profissionais que dedicam suas vidas pela saúde dos outros. São verdadeiros agentes de transformação social. Vocês inspiram a vida saudável e contribuem para uma sociedade mais ativa e feliz”.
Wagner Oliveira do Espírito Santo, conselheiro do CREF, também enalteceu os profissionais de Educação Física. “Hoje é dia de valorizar cada um dos professores de Educação Física. Ajudamos as pessoas a se tornarem mais fortes, física e mentalmente. Parabenizo cada um de vocês”.
O conselheiro federal do Consef prof. Marcio Tadashi Ishizaki falou sobre a importância da categoria para a sociedade. “Nós somos os únicos profissionais que reúnem três segmentos diferentes: saúde, educação e desporto. Então, é uma grande responsabilidade. Desse modo, a homenagem de hoje é muito merecida”.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fred Abib, contemplado com homenagem benemérita nesta noite, também deixou suas observações. “No ano que vem, vou completar 35 anos de carreira. Passa um filme em minha cabeça lembrando tantos momentos de luta e de superação. Agradeço aos vereadores pelo carinho e cumprimento a todos os meus colegas homenageados nesta noite. Nossa profissão abraça e transforma vidas”.
Bi Gêmeos encerrou a solenidade. “Agradeço aos homenageados, aos familiares, aos vereadores e à equipe interna da Câmara. O esporte e a atividade física têm um enorme potencial de modificar vidas. Encerro lembrando que as portas da Câmara Municipal estão abertas para todas as pessoas”.
Neste ano, foram homenageados os seguintes profissionais:
Amanda Meireles Villar De Carlo
Amanda Meireles Villar De Carlo é formada em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), com pós-graduação em Natação e Atividades Aquáticas, Administração e Marketing Esportivo.
Hoje, Amanda coordena o Centro de Qualidade de Vida do SESI-SP e é vice-presidente da Associação Motociclística Bixeiras, organização sem fins lucrativos que promove ações sociais em Mogi das Cruzes e Região.
Ana Carolina Faber Boog
Formada em 2002 pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a homenageada atua em redes públicas de ensino desde 2006. Ao longo de sua carreira, Ana Carolina tem se dedicado principalmente à Educação Física Escolar, com experiência em instituições públicas e privadas, no Ensino Regular e na Educação Especial e Inclusiva.
É autora da coleção "Práticas Corporais e a Educação Física Escolar – 1º ao 9º ano", obra em que compartilha sua vivência como professora em quadra.
Desde 2021, integra o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Mogi, na qual é responsável pela formação continuada de professores e demais profissionais da rede.
Anderson da Silva Marcelino
Anderson da Silva Marcelino, o Rochão, se formou em Educação Física pela Faculdade do Clube Náutico Mogiano em 2018. Em 2020, passou a se dedicar integralmente ao Projeto Jundiapeba F.C., criado por ele em 2010.
O projeto atende cerca de 300 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com atividades esportivas em dois turnos no Centro Esportivo de Jundiapeba.
O homenageado ganhou o apelido de “Rochão” por seu desempenho no handebol. Em 2021, ele assumiu a equipe feminina sub-17 do União Mogi, participando de três edições do Campeonato Paulista e conquistando, em 2023, uma vaga entre as oito melhores equipes do estado.
Anderson Shiga Caetano
Profissional com sólida trajetória na natação de alto rendimento, é formado em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), com conclusão entre 2000 e 2003. Possui pós-graduação em Atividades Aquáticas pela UniFMU (2004) e é certificado como Coach Nível 3 pela ASCA (American Swimming Coaches Association).
É fundador da ADEN (Associação das Equipes de Natação), entidade voltada ao trabalho com atletas de alto rendimento.
Atualmente, a associação atende 115 crianças e jovens nas cidades de Mogi das Cruzes, Guarulhos e São Paulo. Somente em Mogi, são 46 atletas entre 7 e 21 anos.
Também atua como supervisor de Natação no Nippon Country Club, em Arujá.
Com ampla experiência técnica e foco em performance, Shiga Caetano dedica-se à formação de novos talentos na natação.
Bruno Rodrigues Evangelista
Bruno Rodrigues Evangelista é formado em Educação Física, com licenciatura pela UNISUZ (2015) e bacharelado pela Faculdade Náutico (2017). Seu compromisso com o aprimoramento constante o levou a conquistar três pós-graduações: Educação Física Infantil, Nutrição Esportiva e Personal Trainer.
Ao longo de sua trajetória, Bruno atuou com públicos diversos, adaptando sua metodologia para atender desde crianças em quadras de futsal até idosos em atividades recreativas e de reabilitação. Também se destacou em atendimentos alunos em recuperação de lesões.
Reconhecido por sua empatia, dedicação e excelência técnica, Bruno construiu uma carreira marcada pelo respeito e admiração de colegas e alunos.
Caíque Vieira Sousa Silva
Caíque Vieira Sousa Silva nasceu em 3 de novembro de 1997, na cidade de Suzano, São Paulo. É formado em Educação Física – licenciatura e bacharelado – pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
Atua profissionalmente como personal trainer e professor de beach tennis, promovendo saúde, qualidade de vida e desempenho físico por meio de treinamentos personalizados e aulas voltadas ao esporte de areia.
Celso Luiz Zarbietti Junior
Celso Luiz Zarbietti Junior é profissional de Educação Física formado pela Faculdade do Clube Náutico Mogiano em 2009 e especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela FMUSP (Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo).
Atua desde 2007 em Mogi das Cruzes, onde iniciou como estagiário e hoje é personal trainer, além de gestor e responsável técnico do Centro de Treinamento Personalizado Movase, fundado por ele em 2015.
Seu trabalho é voltado ao fortalecimento muscular, corrida de rua e à promoção da saúde em todas as fases da vida. Atende pessoas saudáveis, com limitações articulares ou doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
Cesar Ferreira da Silva
César Ferreira da Silva, durante sua atuação como professor em academia no bairro Brás Cubas, liderou iniciativas que iam além do treino físico.
Organizou corridas, caminhadas e atividades ao ar livre com propósito social — os participantes contribuíam com alimentos e agasalhos, que eram doados a famílias em situação de vulnerabilidade.
Também desenvolveu um projeto voluntário de reabilitação física em praças públicas, utilizando seus próprios acessórios para atender gratuitamente pessoas com mobilidade reduzida.
Eduardo Jesus Rodrigues
Eduardo de Jesus Rodrigues é formado em Educação Física e capacitado em áreas como treinamento funcional, pilates, treinamento resistido, alongamento e mobilidade articular.
Ele atua também como instrutor de surf e stand up paddle, além de ser especialista em treinamento físico integrado — que combina diferentes capacidades físicas.
Atualmente, é sócio proprietário da academia E3 Training. Além disso, é entusiasta de esportes radicais — já saltou de paraquedas, praticou rope jump (conhecido como pêndulo humano) e rapel.
Erick Ramos Couto
Personal Trainer com 37 anos, atua na área desde 2012, quando iniciou sua graduação em Educação Física e seus primeiros passos como estagiário na musculação.
Desde então, construiu uma trajetória sólida, acumulando experiência com aulas coletivas, treinamento funcional e atendimento personalizado.
Ao longo dos anos, sempre demonstrou compromisso com resultados reais, priorizando a saúde, a performance e a qualidade de vida de seus alunos. Atualmente, atende como Personal Trainer na Academia Runner, em Mogi das Cruzes, onde segue dedicado a transformar vidas por meio da atividade física, com responsabilidade, técnica e motivação.
Everaldo Lima de Andrade
Everaldo Lima de Andrade destacou-se como atleta de voleibol e futsal, conquistando títulos por Mogi das Cruzes em jogos escolares. Essa vivência o levou a cursar Educação Física na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), onde se formou em 1998.
Everaldo é especialista em Treinamento Desportivo e Pedagogia, o que ampliou sua atuação profissional como professor e treinador. Ele atua na Escola Camilo Faustino de Mello, onde também foi aluno.
Andrade tem uma trajetória marcada por conquistas, ética e compromisso com a formação humana.
Icaro Rodrigues Faria
Icaro Rodrigues de Faria se formou em Educação Física pela faculdade do Clube Náutico Mogiano.
Trabalhou com a Educação Física Infantil durante o estágio, atendendo crianças de 2 a 7 anos.
Paralelamente, iniciou sua atuação natação, com a qual trabalhou por 20 anos. Nesse período, realizou adaptações desde o primeiro contato de bebês com a água até o ensino para a terceira idade.
Também lecionou para atletas de alto rendimento. Pela Liga Aquática do Alto Tietê, ele conquistou cerca de 24 pódios.
Atualmente, Icaro Faria atua com musculação, contribuindo para a evolução física e mental de seus alunos. O homenageado também se dedica à recuperação de pacientes com histórico de AVC, pessoas em pós-operatório e idosos em processo de reabilitação.
Luiz Antônio Cândido
Luiz Antônio Cândido é professor de Educação Física, formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) em 1991. Ingressou na Prefeitura em 1994.
Iniciou sua carreira na Escola Helena Urbano, passando também pela Escola Galdino Pinheiro Franco e pelo Colégio Santa Mônica.
É pós-graduado em Treinamento Desportivo pela UMC e possui o Curso Técnico Nível 3 da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Atuou nos Centros Esportivos Braz Cubas, Vila Jundiaí e Socorro, desenvolvendo trabalhos com diversas modalidades esportivas, como futebol, futsal, vôlei, basquete e handebol.
Desde 1999, atua como técnico de equipes femininas de voleibol, com um histórico sólido de conquistas.
Marco Antônio Ayres Alves dos Anjos
Marco Antônio Ayres Alves dos Anjos, conhecido como professor Marquito, formou-se em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) no ano de 1986. No ano seguinte, ele iniciou sua vida profissional como professor de educação física e técnico de voleibol no atual Colégio IENEC, no qual permanece até hoje.
Durante sua carreira, obteve grandes conquistas, principalmente em âmbito escolar, formando equipes altamente competitivas e campeãs durante vários anos consecutivos.
Em 2023, ele foi escolhido como “Professor Nota 10” pela comissão organizadora dos Jogos Interescolares devido ao seu empenho em promover a integração e o espírito esportivo entre os alunos.
Atuou também nos colégios Policursos, Santa Mônica e São Marcos. Além disso,
liderou times de medicina e odontologia da Universidade de Mogi das Cruzes, levando ambas as equipes a vitórias importantes em campeonatos universitários.
Marcio Luís Medeiros Matsuo
Márcio Luís Medeiros Matsuo é formado em Educação Física desde 2017 e iniciou sua trajetória profissional no Colégio Alma Mater como professor de Educação Física. No ano seguinte, ampliou sua experiência na empresa Ergoquali, onde se destacou como monitor especializado em xadrez e ginástica.
Nesse período, ele introduziu o xadrez competitivo na Escola Municipal Prof.ª Guiomar Pinheiro Franco, preparando alunos para torneios com resultados expressivos: 1º e 2º lugar nos campeonatos da cidade.
Em 2019, transferiu-se para a Escola Municipal Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, onde obteve destaque, levando seus alunos ao 1º e 2º lugar nos campeonatos locais de xadrez.
Em 2022, retornou à Escola Municipal Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, onde passou a integrar o grupo de dança Baila Laporte.
Mônica Senziali Santos Oliveira
Mônica Senziali Santos Oliveira é formada em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e em Pedagogia pela UNISUZ. Especialista em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (RJ), atualmente é mestranda em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pesquisa voltada à Formação de Professores de Educação Física.
Sua trajetória profissional iniciou-se em 2003, lecionando na Educação Básica como professora polivalente e de Educação Física nas redes municipal e estadual. Desde 2018, exerce a função de técnica docente no Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, para a qual desenvolve ações de formação continuada e produção de materiais didáticos para a área de Educação Física.
Renan Silva de Paula
Renan Silva de Paula é formado em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), com conclusão em 2018.
Iniciou sua trajetória profissional em 2016, atuando com recreação no Instituto Dona Placidina. Em 2018, ingressou na Rede Municipal de Ensino como professor (monitor esportivo) em Escola de Tempo Integral.
Na pandemia, ele foi um dos professores selecionados pela Secretaria Municipal de Educação para gravar videoaulas.
Em 2021, assumiu a coordenação da área esportiva e, no ano seguinte, passou a atuar no CEMPRE Profª Lourdes Lopes Romeiro Iervolino, em Jundiapeba. Lá, levou pela primeira vez a equipe feminina da escola à final da Olimpíada da Rede Municipal.
Atualmente, Renan desenvolve seu trabalho na Escola Municipal Benedito Laporte.
Robson Rodrigues de Assis
Robson Rodrigues de Assis é professor formado em Educação Física desde 2001 e atua no voleibol desde 1998 pela ADC Empreiteira Vidal, onde permanece até hoje.
Há 10 anos, é técnico das categorias de base do Mogi Vôlei Masculino, além de lecionar como professor de Educação Física em colégio particular de Suzano há 25 anos.
Ao longo da carreira, participou dos Jogos Regionais representando Mogi das Cruzes e integrou a equipe masculina sub-17 que disputa campeonatos da Federação Paulista de Voleibol. Ele também dá aulas de voleibol no Clube Kosmos.
Rodrigo de Souza
Rodrigo de Souza conta com ampla experiência nas áreas esportivas, tanto no setor privado quanto na gestão pública, passando por colégios, clubes, e centros esportivos.
Destacou-se com categorias de base, levando crianças a competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
Foi convidado pela gestão pública a comandar as equipes masculinas de Futebol de Campo nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, conquistando o inédito título dos Jogos Regionais de 2016, em Caraguatatuba. Muitos atletas orientados por ele seguiram carreira profissional.
Como professor e coordenador no Distrito de Jundiapeba, ele promoveu projetos lúdico-esportivos, revitalizou espaços públicos e envolveu toda a comunidade em atividades esportivas e sociais. Ainda nessa região, idealizou o projeto do Time Profissional de Basquetebol de Mogi, proporcionando aos jovens contato com o esporte de alto rendimento e experiências no Ginásio Municipal Hugo Ramos.
Rodrigo Weslley Duarte Campos
Rodrigo Weslley Duarte Campos é formado em Educação Física e pós-graduado na área. Ex-atleta de futebol, integrou as categorias de base do Sport Club Corinthians Paulista, onde iniciou sua trajetória esportiva.
Atuou como estagiário na Prefeitura de Mogi das Cruzes por três anos. Há mais de cinco, é diretor do projeto social Dragão Negro, iniciativa que promove inclusão e cidadania por meio do esporte.
Atualmente, é responsável pelo projeto RW Esportivo Kids, que organiza campeonatos para crianças e jovens de 8 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social rem bairros afastados.
Rosemeri da Silva Oliveira
Rosemeri da Silva Oliveira é formada em Educação pela Universidade de Marília (UNIMAR) no ano de 1988. Desde então, atua com aulas regulares e em projetos esportivos voltados ao acesso e incentivo à prática esportiva de crianças, adolescentes e jovens.
Lecionou nas escolas EE Ofila Leite dos Santos, em Itaquaquecetuba, e nas escolas Enedina Gomes de Freitas, Irene Caporali e Firmino Ladeira, onde se aposentou em 2017.
Atualmente, é professora na Escola Estadual Maestro Antônio Marmora Filho, onde leciona há 18 anos. Além das aulas regulares de Educação Física, ela coordena projetos de treinamento esportivo nas modalidades de voleibol, futsal e basquete.
Tatiana da Silva Fernandes
Tatiana da Silva Fernandes é bacharel em Educação Física pela Faculdade Clube Náutico Mogiano (2014). Complementou sua formação com especialização em Programas de Estudos Ayurveda pelo Instituto Naradeva Shala, em São Paulo, e é professora de Yoga formada pela FMU.
Atualmente, Tatiana atua como personal trainer e instrutora na Academia Podiofit.
Com ampla experiência nas áreas de reabilitação física e cardiológica, também se dedica à promoção de atividades ao ar livre, conduzindo aulas de corrida e treinamento funcional em praças.
Tiago da Silva Oliveira
Tiago da Silva Oliveira é formado em Educação Física pela Faculdade Náutico.
Desde a infância, o homenageado demonstrou paixão pelo movimento e encontrou no skate o ponto de partida para sua conexão com a Educação Física.
Reconhecido pelo seu comprometimento, carisma e capacidade de inspirar, Tiago hoje participa de grandes concursos nacionais, levando consigo a força de sua história e o propósito de ajudar o próximo por meio do exercício físico e do poder transformador do esporte.
Homenageados beneméritos
Atílio Mauro Suarti
Atílio Mauro Suarti atuou como fisioterapeuta do União Futebol Clube de Mogi das Cruzes entre os anos de 1980 e 1989. Também integrou, como fisioterapeuta, a delegação de Mogi das Cruzes nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior.
De 1995 a 2003 e, posteriormente, a partir de 2011 até os dias atuais, exerce a função de fisioterapeuta da equipe de basquetebol de Mogi das Cruzes, acompanhando de perto a trajetória da equipe em diversas competições.
Além da prática clínica e esportiva, foi professor do curso de Educação Física da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) entre 1981 e 1992, contribuindo para a formação de inúmeros profissionais da área.
Carlos Frederico Vitali Abib
Atual secretário Municipal de Esportes e Lazer de Mogi das Cruzes, Carlos Frederico Vitali Abib, conhecido como Fred Abib, é formado em Educação Física com pós-graduação em Treinamento Desportivo e Voleibol.
Com quase 30 anos de experiência , ele construiu uma trajetória sólida e dedicada ao esporte e à educação. Foi professor de Educação Física em instituições públicas e privadas por 16 anos, período em que contribuiu para a formação e o desenvolvimento de centenas de alunos.
Na gestão pública, desempenhou papéis de destaque: foi diretor de Esportes da Prefeitura de Mogi das Cruzes por seis anos, secretário adjunto por sete anos e chefe de Divisão da Secretaria por dois anos.
Mais Categorias
- A Cidade
- Vereadores
- A Câmara
- Honra ao Mérito
- Prefeitura
Mais sobre vereadores
- PEDRO HIDEKI KOMURA
- OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
- IDUIGUES FERREIRA MARTINS
- CARLOS LUCAREFSKI
- CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
- MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
- JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
- MAURO MITSURO YOKOYAMA
- EDSON DOS SANTOS
- MAURO DE ASSIS MARGARIDO
- FERNANDA MORENO DA SILVA
- RODRIGO FIRMINO ROMÃO
- MARCELO PORFIRIO DA SILVA
- VITOR SHOZO EMORI
- EDUARDO HIROSHI OTA
- JOHNROSS JONES LIMA
- JOSE LUIZ FURTADO
- EDSON ALEXANDRE PEREIRA
- JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
- MILTON LINS DA SILVA
- MAURINO JOSÉ DA SILVA
- INÊS PAZ
- OSVALDO ANTONIO DA SILVA
- MARIA LUIZA FERNANDES
- PRISCILA YAMAGAMI KÄHLER
- JOHNNY FERNANDES DA SILVEIRA
Mais #Hashtags