
Ambientalista José Arraes recebe título de Cidadão Mogiano
A Câmara - 29/08/2025
A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou uma sessão solene, na noite desta sexta-feira (29), para a entrega do Título de Cidadão Mogiano ao ambientalista José Arraes, pelos relevantes serviços prestados ao município. A honraria foi concedida pela vereadora Inês Paz (PSOL) e aprovada por unanimidade pelo Plenário do Legislativo.
Em nome da Câmara, Inês Paz usou a Tribuna do Plenário para enaltecer a trajetória do homenageado. “Arraes tem uma vida dedicada à defesa do meio ambiente, do bem comum e da participação popular. Essa consciência que une espiritualidade, ética e militância faz de Arraes um guardião incansável do Tietê, da Serra do Mar, do Itapeti, dos mananciais, da mobilidade urbana sustentável, da limpeza pública, do saneamento básico, da participação comunitária, dos conselhos e das audiências públicas”, afirmou.
“Tudo o que o senhor Arraes fez aqui em prol do meio ambiente valeu a pena. São sementes plantadas que certamente crescerão e florescerão”, complementou o bispo diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini.
Representando a Prefeitura, a secretária municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, Patrícia Césare ressaltou a importância da atuação de Arraes para o município. “Sempre muito combativo, aguerrido e um lutador da causa ambiental que muito me ensinou. Ele sempre foi essa pessoa que luta muito. Estou muito feliz porque enquanto secretária do meio ambiente vou caminhar ao lado desse tesouro da cidade”.
Por fim, José Arraes, o mais novo cidadão mogiano, agradeceu pelo título, falou sobre sua trajetória de luta no Mogilar e sobre a importância da luta coletiva pelo meio ambiente. “Me sinto lisonjeado pela homenagem. Toda a minha atuação sempre foi no sentido da coletividade. Se nós estamos vivendo um problema, nada mais justo que arregacemos as mangas”.
A solenidade, comandada pelo presidente Francimário Vieira Farofa (PL), também teve a participação dos ex-vereadores, José Antonio Cuco Pereira e José Carlos de Souza (charutinho); do ex-presidente da Rede Nossa Mogi, Prof. Mário Sérgio de Moraes; do pároco da Paróquia São José Operário, do bairro Mogilar, padre Aleksandro Basseto Moreira; e do presidente do Instituto Ideias no Lugar, Rosenil Barros, que representou o ex-prefeito de Suzano, Marcelo Cândido.
Nascido no dia 20 de abril de 1941, na cidade de Sidrolândia - MS, filho de Manoel Tadeu A. Arraes e Maria Aparecida A. Arraes, cursou o ensino superior na Universidade de Brasília - UNB, onde foi o segundo secretário da União Nacional dos Estudantes - UNE.
Concursado no Banco do Estado de São Paulo, S/A - BANESPA, ele chegou a Mogi das Cruzes em 1976. Em 1995, fundou junto a um grupo de vizinhos uma "Associação de Moradores", que depois foi denominada de "Associação dos Amigos do Bairro do Mogilar", que teve o Sr. Arraes como presidente por 23 anos consecutivos.
Na década de 90, o bairro do Mogilar sofreu com as cheias que avançavam diversos quarteirões a partir da calha. Entre os anos de 1997 e 1998, os moradores do bairro e as autoridades constituídas do Município conseguiram, junto ao Governo do Estado, recursos para desassorear e alargar as margens do rio Tietê, aumentando, em locais prioritários, mais de 60% a capacidade de vazão do rio Tietê.
Foi convidado, em nome da associação, a participar do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, entidade que congrega 36 municípios formadores da Bacia Hidrográfica, todos situados na Região Metropolitana de São Paulo, inclusive Mogi das Cruzes. Ocupou por duas vezes a vice-presidência do "Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê/Cabeceias”.
Pela Associação do Mogilar, participou de todos os Conselhos Municipais de Mogi, sendo vice-presidente por diversas vezes do Conselho do Meio Ambiente, Educação, Saúde e Transporte.
Em 2001, fundou em Mogi das Cruzes o ICATI — Instituto Cultural e Ambiental Alto Tietê que tem até hoje a proposta de fiscalizar a Serra do Itapety, o Rio Tietê, as barragens do SPAT, o Saneamento Básico (água, esgoto, lixo e drenagem) e a Mata Atlântica. Através do ICATI, participou do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA) e foi suplente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), da APCMA — Associação Paulista dos Consultores do Meio Ambiente, do Parque Chiquinho Veríssimo, do Parque da Cidade de Mogi das Cruzes e outros.
Até hoje, participa do Conselho da APA (Área de Proteção Ambiental) da Várzea do rio Tietê, tendo inclusive sido eleito Secretário Executivo.
Participou de movimentos que nortearam algumas causas mogianas: Movimento de Combate à Corrupção, Movimento do "Lixão" — Aterro Não, Movimento dos Chacareiros, Movimento do Cadeião no bairro do Taboão, Movimento de coleta, destino e tratamento do lixo urbano, Movimento da Implantação do Parque das Nascentes do Tietê. Em Salesópolis, do CONDEMA de Suzano, do Movimento do tratamento da água em Taiaçupeba e esgotos em Suzano, das Revisões do Plano Diretor de Mogi e Suzano, e do Movimento presidido pela OAB/SP para a edição do Decreto Lei 42.827/98 de proteção da APA da Várzea do rio Tietê.
Mais Categorias
- A Cidade
- Vereadores
- A Câmara
- Honra ao Mérito
- Prefeitura
Mais sobre vereadores
- PEDRO HIDEKI KOMURA
- OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
- IDUIGUES FERREIRA MARTINS
- CARLOS LUCAREFSKI
- CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
- MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
- JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
- MAURO MITSURO YOKOYAMA
- EDSON DOS SANTOS
- MAURO DE ASSIS MARGARIDO
- FERNANDA MORENO DA SILVA
- RODRIGO FIRMINO ROMÃO
- MARCELO PORFIRIO DA SILVA
- VITOR SHOZO EMORI
- EDUARDO HIROSHI OTA
- JOHNROSS JONES LIMA
- JOSE LUIZ FURTADO
- EDSON ALEXANDRE PEREIRA
- JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
- MILTON LINS DA SILVA
- MAURINO JOSÉ DA SILVA
- INÊS PAZ
- OSVALDO ANTONIO DA SILVA
- MARIA LUIZA FERNANDES
- PRISCILA YAMAGAMI KÄHLER
- JOHNNY FERNANDES DA SILVEIRA
Mais #Hashtags