Câmara entrega o Prêmio Glória Maria 2025
A Câmara - 26/03/2025
A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou na noite desta terça-feira (25), no plenário Vereador Doutor Luiz Beraldo de Miranda, o Prêmio Glória Maria 2025, em homenagem às mulheres de destaque na Cidade.
Iniciativa do ex-vereador Edinho (PP), o tributo é uma condecoração à jornalista Glória Maria, falecida no ano retrasado vítima de câncer. A intenção é lembrar figuras femininas que, a exemplo da jornalista, sejam símbolos de força, luta e resistência.
A homenagem obedece ao Decreto Legislativo n.°182/2023 e ao Projeto de Decreto Legislativo n. º 12/2023. Com mais de cinco décadas no jornalismo, Glória Maria foi uma das primeiras mulheres a se destacar na carreira.
Ela foi pioneira ao transmitir reportagens ao vivo e em cores no Jornal Nacional. Realizou ainda a primeira transmissão em HD da televisão brasileira. Glória Maria também se popularizou com matérias sobre outros países, tendo visitado mais de 100 nações a fim de mostrar a geografia, a cultura e as mazelas desses povos.
Os trabalhos legislativos foram conduzidos pelo vereador Edu Ota (Pode), com o vereador Edson Santos (PSD) na primeira secretaria. Além deles, compuseram a mesa diretiva a secretária Municipal de Assistência Social, Daniela Mariano — representando a prefeita Mara Bertaiolli —, o assessor parlamentar Expedito Tobias — representando o deputado estadual Marcos Damásio (PL) —, a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB de Mogi, Fernanda Gutierrez Fernandes, a vereadora Inês Paz (PSOL), o ex-vereador Edinho, autor da condecoração Glória Maria, e a vereadora Malu Fernandes (PL).
“Parabenizo a iniciativa do então vereador Edinho, que se lembrou de prestigiar Glória Maria, mulher negra de grande exemplo para Mogi e para todo o Brasil. Além de favorecer a mulher, esta solenidade é uma forma de combater o racismo estrutural”, disse Inês Paz.
Malu Fernandes também discursou. “Glória Maria foi uma mulher forte, símbolo das mulheres que quebram barreiras e superam diversos desafios”.
Em seguida, falou a secretária Municipal de Assistência Social, Daniela Mariano. “Hoje somos a maior parte do eleitorado. São as mulheres que carregam com muita força e garra as dificuldades em qualquer situação. Quarenta e dois por cento das mulheres nos últimos dois anos abriram empresas ou fazem parte de diretorias de grandes empresas”.
Edinho, ex-vereador, foi mais um a manifestar o reconhecimento às homenageadas e à solenidade. “A intenção da cerimônia é dar visibilidade para pessoas invisíveis na nossa sociedade. Cada uma no seu papel tem um grande valor”.
Edson Santos disse que Mogi está sendo palco de vários eventos para prestigiar o sexo feminino. “Neste mês de março, no qual se comemora o Dia das Mulheres, nossa Cidade tem feito vários eventos de homenagem. Este ano é muito especial para as mulheres mogianas, já que pela primeira vez temos a nossa Mogi administrada por uma mulher. Além disso, foram eleitas quatro vereadoras. É pouco, mas houve um crescimento, já que antes eram três”.
Por fim, o vereador Edu Ota agradeceu aos presentes. “Nesta noite, demos uma pequena amostra do nosso reconhecimento. Fico muito feliz em ver mulheres batalhadoras negras, brancas e orientais se destacando. São as mogianas fazendo toda a diferença em nossas vidas”.
Neste ano, foram homenageadas as seguintes personalidades:
Adriane Oliveira
Com 46 anos, Adriane Oliveira possui uma trajetória marcada por desafios e uma força admirável. Esposa, mãe de seis filhos e avó de cinco netos, é conhecida por sua coragem e determinação. Formada em Pedagogia, atua há 12 anos como diretora de uma escola de Educação Infantil e como secretária da Associação Amigos do Conjunto Jefferson, funções que desempenha com muito amor e dedicação.
Lucimara dos Santos
Lucimara dos Santos, 53, é a oitava de 13 filhos. Formada em Curso Técnico de Enfermagem pela ETM, ela também trabalhou como costureira por alguns anos.
Mãe de um filho falecido, Lucimara atualmente atua como Técnica em Enfermagem e cursa o 6º semestre do curso de Enfermagem.
Rose Luiz Nery
Com 55 anos, é teóloga, apaixonada pela cultura afro e estudante de Sociologia. Atua como presidente da Comunidade Negra Mogiana e é idealizadora da Feira Afro-Mogiana.
Aparecida Nunes de Almeida Pereira
Mogiana, ela tem 60 anos, é mãe de 4 filhos e avó de 4 netos. A homenageada é moradora do Botujuru desde que nasceu. Há 21 anos, ela fundou o Projeto Taekwondo com o seu filho Emerson, com o objetivo de tirar jovens e adolescentes do caminho das drogas.
Atualmente, o Projeto conta com 25 alunos, incluindo crianças especiais.
Conceição Imaculada da Silva Lima
Conceição Imaculada da Silva Lima é natural de Areias/SP e cresceu ajudando seus pais e irmãos nas plantações. Filha de pais analfabetos, ela sempre teve o apoio deles para estudar. Aos 15 anos, Conceição se mudou para São Paulo e trabalhou em diversos empregos, até se tornar assistente de serviços na Telefônica, onde se aposentou após 18 anos.
A homenageada sempre se dedicou a ajudar aos outros, especialmente seus pais, para quem comprou uma casa e prestou apoio financeiro. Conhecida como "Conceição do Bosque", ela pratica o trabalho voluntário com amor e empatia.
Maria Aparecida Ramos da Costa
Maria Aparecida Ramos da Costa foi criada em uma família de agricultores. Mudou-se para São Paulo aos 7 anos, onde completou o ensino médio já adulta. Trabalhou desde os 11 anos e, com os pais, aprendeu valores como honestidade e gentileza.
Em 1988, se envolveu em ações sociais e, 30 anos depois, iniciou como voluntária no Fundo Social da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Conhecida como “Cidinha da Ponte Grande”, ela vê a ajuda ao próximo como uma missão, acreditando no poder de gestos simples para transformar vidas.
Margareth Anan
Margareth Anan iniciou sua carreira como professora em 1981 e trabalhou em várias escolas em Mogi das Cruzes e Guararema. Ela também exerceu funções administrativas nas Diretorias de Ensino de Suzano e Mogi das Cruzes.
Ela foi diretora na E.E. Prof. Dr. Giovanni Battista Raffo e da E.E. Dr. Deodato Wertheimer até se aposentar em 2018. Seu maior legado foi ajudar alunos a desenvolverem seu potencial. Margareth é lembrada com carinho por ex-alunos como “Malu”.
Sueli Paula do Vale
Sueli de Paula do Vale, 68 anos, é mogiana, casada há 51 anos, mãe de três filhos e avó de duas meninas e um menino. Devota de Santa Rita de Cássia e voluntária na Paróquia Santa Rita de Cássia, ela é participante ativa das festas da Paróquia.
Já foi festeira da Festa da Igreja da Nossa Senhora do Socorro e atua junto a projetos sociais como o “Amigos da Latinha” há mais de 20 anos. Também participa do “Projeto Bellas do Bem”, fazendo roupas de bebês de tricô para doação. Ela conta com o apoio do marido e dos filhos para os trabalhos voluntários e afirma ser realizada em poder estar sempre colaborando e ajudando as pessoas.
Mais Categorias
- A Cidade
- Vereadores
- A Câmara
- Honra ao Mérito
- Prefeitura
Mais sobre vereadores
- PEDRO HIDEKI KOMURA
- OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
- IDUIGUES FERREIRA MARTINS
- CARLOS LUCAREFSKI
- CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
- MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
- JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
- MAURO MITSURO YOKOYAMA
- EDSON DOS SANTOS
- MAURO DE ASSIS MARGARIDO
- FERNANDA MORENO DA SILVA
- MARCELO PORFIRIO DA SILVA
- VITOR SHOZO EMORI
- EDUARDO HIROSHI OTA
- JOHNROSS JONES LIMA
- JOSE LUIZ FURTADO
- EDSON ALEXANDRE PEREIRA
- JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
- MILTON LINS DA SILVA
- MAURINO JOSÉ DA SILVA
- INÊS PAZ
- OSVALDO ANTONIO DA SILVA
- MARIA LUIZA FERNANDES
Mais #Hashtags