Câmara Municipal de Mogi das Cruzes

Câmara outorga título de “Cidadã Mogiana” à professora Vânia da Silva

A Câmara - 12/06/2024

Em sessão solene na noite desta quarta-feira, 12, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes outorgou o título de “Cidadã Mogiana” à professora Vânia Pereira da Silva. De autoria da vereadora Inês Paz (PSOL), a homenagem obedece ao Decreto Legislativo n°. 231/2024.

A solenidade tem como objetivo prestar reconhecimento aos relevantes serviços desempenhados pela educadora ao Município.

Os trabalhos legislativos foram conduzidos pela vereadora autora da condecoração na presidência da sessão, com o vereador Edinho (PP) na primeira secretaria.

Além deles, compuseram a mesa diretiva Expedito Tobias, assessor parlamentar — representando o deputado estadual Marcos Damásio (PL)—, Marcelo Cândido, membro da executiva do PSOL no Alto Tietê, Euniciana Peloso da Silva, membro da ONG Macaúba, Luiz Carlos de Sales, representando a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) Subsede Mogi das Cruzes, João Carlos Benício, representando o coletivo Quilombo Periférico e Luana Guimarães, presidente do Conselho da Mulher de Mogi das Cruzes.

“Vânia acredita que, para um espaço realmente democrático, deveria haver mais mulheres e negros na política e em todos os espaços relevantes da sociedade. A construção de uma sociedade mais justa e igualitária só se faz com mudanças concretas. Ou seja, ela é engajada no movimento e sabe que isso só vai se realizar com conquistas concretas para os setores historicamente marginalizados. Vânia é pautada nesta luta. Estou no meu terceiro mandato como vereadora. É o segundo título que eu entrego. Isso porque penso que é preciso ter uma ligação forte, uma história consistente com a nossa Cidade”, afirmou a vereadora Inês Paz.

Evelyn Pinheiro, do projeto Promotoras Legais, falou sobre a homenageada. “É uma honra participar desta homenagem a uma professora de luta, atuante e cheia de energia. Você é uma mulher inspiradora”.

Maria Eloisa Lima, do Coletivo Pretas de Mogi, também falou. “Estou muito feliz por Vânia. Hoje, Mogi ganha um pouco mais do meu amor. Trabalhamos aqui, vivemos aqui, mas é muito difícil sermos reconhecidos como cidadãos. Estamos vivos, interrompemos barreiras e somos pertencentes!”.

Em seguida, falou Euniciana, representante da ONG Macaúba. “Uma mulher preta ser homenageada como Cidadã Mogiana é excelente. Ainda mais em uma cidade que venera os bandeirantes, genocidas dos povos originários. Parabéns, Vânia”.

João Carlos Benício, representando o coletivo Quilombo Periférico, também falou. “Parabéns, Vânia. Que mais pessoas negras sejam reconhecidas aqui. Torço para que outras meninas pretas se inspirem em você”.

Luiz Carlos de Sales, representando a Apeoesp, foi mais um a se manifestar. “Vânia é uma trabalhadora. Fico feliz pela homenagem. Vamos lutar até o fim pela educação pública, pelo fim das fakes news e pela escola pública. Viva Vânia, Viva Marielle e Viva às Mulheres”.

Luana Guimarães, presidente do Conselho da Mulher de Mogi das Cruzes, também falou em homenagem à professora.

“É uma merecida homenagem a essa mulher brilhante. Aprendi muito com ela. Agradecemos a sua trajetória no Conselho da Mulher e na nossa Cidade”.

Marcelo Cândido, membro da executiva do PSOL no Alto Tietê, e ex-prefeito de Suzano também discursou. “Toda vez que se entrega um título de Cidadã ou Cidadão, vem à nossa mente muitas memórias. Conheço a Vânia há tempo o suficiente para admirá-la. A história de Vânia sintetiza a história do povo brasileiro. A sociedade brasileira promove a exclusão, mas a professora é exemplo de luta. Hoje, Vânia nasce de novo, na presença de seus pais. Ela carrega a esperança de todo um povo que quer uma sociedade livre, igualitária e sem racismo”.

Expedito Tobias também usou a tribuna para enaltecer a homenageada. “Nossa professora defende as causas sociais. Sua trajetória é um exemplo. O deputado Marcos Damásio mandou um abraço caloroso a todos”.

O vereador Edinho foi mais um a tecer elogios à educadora e mais nova cidadã mogiana. “Falar da Vânia é falar de reconstrução. Estamos reconstruindo nosso país, e os professores são fundamentais nesse processo. Também a parabenizo pela luta na causa do povo negro”.

Por fim, falou a mais nova cidadã mogiana. “Fui criada no miolo entre a periferia e a burguesia. Tive uma infância difícil, morava em quarto e cozinha. Mas quem não conhece seu passado não reconhece seu presente. Meu pai foi a primeira pessoa que me falou sobre racismo, quando eu namorava um rapaz branco. Ele me alertou sobre o que acontece até hoje na sociedade. A partir daí, comecei a me situar sobre o que era ser uma mulher negra. Mogi é, sim, uma Cidade de luta. E é com esse povo que eu decidi que eu passaria a andar. Para ter chão, é preciso andar de braços dados uns com os outros. Assim, construí famílias por onde eu fui”.

Também estiveram presentes na cerimônia o ex-vereador Rodrigo Valverde e o vereador Mauro Yokoyama (PL).

Biografia

Vânia Pereira da Silva é mãe e professora aposentada de Educação Pública do Estado de São Paulo. A educadora leciona em Mogi das Cruzes desde 2000. Sua primeira escola em território mogiano foi a Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro, em Jundiapeba.

Vânia se aposentou em 2017, quando dava aulas na Escola Estadual Professor Camilo Faustino de Melo, na Vila Oliveira.

Paulistana, a homenageada decidiu cursar Biologia na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) assim que terminou o Ensino Médio. No entanto, pouco antes do início da formação acadêmica, Vânia foi demitida.

Para pagar o curso e concluir a tão sonhada graduação, ela fez faxinas e começou a vender coxinhas no trem.

  

Já matriculada na instituição de ensino superior, a então estudante recorreu a um programa de crédito educativo.

Algum tempo depois, Vânia passa a ensinar Matemática, mas ainda precisa continuar com as faxinas e com o comércio de coxinhas para complementar sua renda.

Logo, ela ampliou sua carga horária como professora, passando a se dedicar exclusivamente à educação.

 Durante sua trajetória profissional, a professora se aproximou da militância sindical na Apeoesp (Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Estadual de Ensino) em defesa daqueles que enxergam a profissão docente como um espaço de construção de solidariedade e igualdade.

Em Mogi das Cruzes, Vânia constituiu família, tendo dois filhos. Aposentou-se em 2017 como diretora estadual, militando no coletivo “Conspiração Socialista” desde 1998.

Vânia desenvolveu também vários projetos e funções no movimento social:

Conselheira de Segurança Pública;

Conselheira e Presidente do ComMulher;

Conselheira da Saúde.

Além disso, a homenageada ministra palestras de educação antirracista e de empoderamento de mulheres contra a violência doméstica.

Vânia também faz parte de outros coletivos: Antirracismo Milton Santos, da Apeoesp, MMNSP (Marcha das Mulheres Negras de São Paulo), Impacto Feminista, Fórum Mogiano LGBTQIAP+.

A educadora exerce ainda a função de PLP (Promotora Legal Popular). Com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e igualitária, Vânia filiou-se ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). Em 2020, ela se candidatou a vereadora. Em 2022, a educadora concorreu como deputada estadual na candidatura coletiva “Quilombo Periférico”.

 

 

Mais Categorias

  • Vereadores
  • A Câmara
  • Honra ao Mérito
  • Prefeitura

Mais sobre vereadores

  • PEDRO HIDEKI KOMURA
  • OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
  • IDUIGUES FERREIRA MARTINS
  • CARLOS LUCAREFSKI
  • CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
  • MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
  • JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
  • MAURO MITSURO YOKOYAMA
  • EDSON DOS SANTOS
  • MAURO DE ASSIS MARGARIDO
  • FERNANDA MORENO DA SILVA
  • MARCELO PORFIRIO DA SILVA
  • VITOR SHOZO EMORI
  • EDUARDO HIROSHI OTA
  • JOHNROSS JONES LIMA
  • JOSE LUIZ FURTADO
  • EDSON ALEXANDRE PEREIRA
  • JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
  • MILTON LINS DA SILVA
  • MAURINO JOSÉ DA SILVA
  • INÊS PAZ
  • OSVALDO ANTONIO DA SILVA
  • MARIA LUIZA FERNANDES

Mais #Hashtags

#GuardaMunicipal#SantaCasa#Prefeitura##israel #palestina #guerra##combateracismo#associaçaocomercial#Associação de Profissionais de Propaganda do Alto Tietê#Delegacia24h#LOA2024#parlamentoestudantil#guardamunicipal#GM#AntonioLinodaSilva#PolíciaCivil#EDP