Câmara Municipal de Mogi das Cruzes

Câmara entrega título de Cidadão Mogiano ao servidor Ubirajara N. P. de Souza, o “Bira”

A Câmara - 11/06/2024

Em sessão solene na noite desta terça-feira, 11, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou o título de “Cidadão Mogiano” ao servidor público Ubirajara Nunes Pereira de Souza, o Bira, por seus 34 anos de dedicação aos projetos culturais mogianos. A homenagem é uma iniciativa do vereador Eduardo Ota (Pode) e obedece ao Decreto Legislativo n.º 198/2024.

Atualmente, Bira é chefe de Divisão do Arquivo e Tombamento do Departamento de Patrimônio e Arquivo Histórico da Secretaria Municipal de Cultura.

Bira começou a trabalhar na Prefeitura de Mogi das Cruzes em 1989, no antigo cargo de "Office-Boy", na Biblioteca Municipal "Benedicto Sérvulo de Sant'Anna". Aos 19 anos, para aperfeiçoamento, fez curso de Dinamizador de Biblioteca, cargo técnico que permitiu sua manutenção na carreira.

Em 2003, o homenageado foi convidado pelo então secretário Municipal de Cultura, Jurandyr Ferraz de Campos, para compor o Comphap (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes), do qual é integrante até hoje.

Os trabalhos legislativos foram conduzidos pelo autor da propositura, o vereador Edu Ota, com o também vereador Zé Luiz (PL) na primeira secretaria.

Além deles, compuseram a mesa diretiva Claudinéli Moreira Ramos, secretária Municipal de Cultura, Expedito Tobias, assessor parlamentar — representando o deputado estadual Marcos Damásio (PL)—, Glauco Ricciele, diretor de Patrimônio e Arquivo Histórico de Mogi, Fernando Maque, chefe de Artes Visuais e Formação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Rita Melo Nunes de Souza, mãe de Bira, Maria de Melo Nunes, tia, e o próprio homenageado da noite.

Edu Ota explicou as razões que o levaram a conceder a mais elevada honraria da Casa de Leis mogiana ao servidor. “O Bira abraça várias pastas: Cultura, Esportes, Turismo etc. Ele está em diversos projetos de nossa Cidade, é um grande historiador e conhecedor do nosso Município. Sinto-me muito honrado e orgulhoso de dar esse título para alguém tão querido e reconhecido”.

Rita Melo Nunes de Souza, mãe de Bira, agradeceu a honraria dada ao filho. “Agradeço a Deus e ao vereador Ota pela concessão deste título. Hoje, ele está aniversariando. Fiquei feliz pela presença de todos. Muito obrigada”.

Expedito Tobias falou em nome de Marcos Damásio (PL), deputado estadual. “A Cultura nos remete às nossas raízes. Fico perplexo com o conhecimento e o trabalho da Secretaria de Cultura de Mogi. Seus funcionários merecem mais reconhecimento de nossa sociedade. Nesta data, parabenizo a Câmara pela escolha do Bira”.

O vereador Zé Luiz também discursou sobre Bira e o título. “Parabenizo o vereador Ota por essa homenagem. É um privilégio estar aqui nesta noite, dia do aniversário do nosso querido Bira. Ele já fez tantas coisas por Mogi, que só posso me sentir grato por participar. É como se a gente tivesse entregando uma segunda certidão de nascimento para ele. A partir de hoje, nasce o Bira mogiano”.

Em seguida, Claudinéli, secretária de Cultura, usou a tribuna falando em nome do prefeito Caio Cunha (Pode). “É um grande privilégio trabalhar com o Bira. É um ser humano especial, sempre gentil, sempre solícito, dedicado e disposto a colaborar. Ela está na Secretaria desde os 14 anos. Hoje ele faz 50. Então é muito empenho para tornar Mogi uma Cidade melhor através da arte. É uma homenagem muito justa e emocionante”.

Glauco Ricciele, diretor de Patrimônio e Arquivo Histórico de Mogi, também elogiou o mais novo cidadão mogiano. “O Bira é um cidadão exemplar. Já deu muitos frutos para nossa Cidade e ainda dará muitos outros”.

Por fim, falou o próprio homenageado. “Estou há mais tempo em Mogi do que estive na minha terra natal. Cheguei em Mogi de pau de arara, literalmente. Fomos morar no Rodeio, em um apartamento. Até então, eu morava na praia. O que me marcou muito foi ter virado adulto do dia para noite. Perdemos meu pai em 1987. Na Prefeitura, consegui meu primeiro emprego, como office-boy. Fui parar na Secretaria de Cultura e essas pessoas me formaram. Agradeço a cada um de vocês por me ajudarem a ser alguém melhor”.

O evento contou com a participação da Big Band da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e com o cantor Fernando Maque.

 

Biografia

Nascido em 11 de junho de 1974, em Caraguatatuba, Ubirajara é casado desde 2014 com Giuliana Cinta Pasquale. O homenageado é pai de três filhos: Davi Nunes Pasquale de Souza, Lucas Nunes Pasquale de Souza e Samuel Nunes Oliveira de Souza.

Em 1987, Bira se mudou com a família para Mogi das Cruzes, em busca de novas oportunidades. Em 1989, iniciou sua carreira como servidor da Prefeitura de Mogi, onde começou "Office-Boy", na Biblioteca Municipal "Benedicto Sérvulo de Sant'Anna".

Em 1998, ele ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Mogi das Cruzes. Em 2002, Ubirajara venceu prêmio no 1° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (USP), apresentando pesquisa sobre a "História da Arquitetura de Mogi das Cruzes".

Em 2003, o homenageado foi convidado pelo então secretário Municipal de Cultura, Jurandyr Ferraz de Campos, para compor o Comphap (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes), do qual é integrante até hoje.

 Em 2007, ele cursou a disciplina de “Técnicas Retrospectivas” na FAU/USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo).  

Além disso, o servidor participa de vários Conselhos Municipais de Mogi das Cruzes, além do Comphap: Conselho de Assistência Social, Conselho de Proteção à Paisagem Urbana, Conselho da Cidade, Conselho de Cultura e Conselho do Turismo, do qual é presidente.

     

Na condição de responsável pelo Arquivo Histórico de Mogi das Cruzes, Bira coordena o setor de aprovação de obras de restauro, reforma, construção ou demolições na Área do Centro Histórico de Mogi das Cruzes.

Mais uma paixão do homenageado é o ciclismo. Ubirajara participou de algumas competições nesse esporte e ajudou a implementar trajetos de bike em Mogi, como a criação da “Rota da Luz”, projeto do Governo do Estado no qual ele ocupa a presidência.

Bira também é o fundador do Pedal Piquenique, que começou quando ele, sua esposa e filhos faziam o percurso até Sabaúna. Mais tarde, outras famílias aderiram ao passeio.

Assim, em março de 2015, surgiu o grupo de WhatsApp "Família de Ciclistas", coletivo cujo objetivo é fomentar o ciclismo em família.

    

 

 

 

Mais Categorias

  • Vereadores
  • A Câmara
  • Honra ao Mérito
  • Prefeitura

Mais sobre vereadores

  • PEDRO HIDEKI KOMURA
  • OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
  • IDUIGUES FERREIRA MARTINS
  • CARLOS LUCAREFSKI
  • CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
  • MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
  • JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
  • MAURO MITSURO YOKOYAMA
  • EDSON DOS SANTOS
  • MAURO DE ASSIS MARGARIDO
  • FERNANDA MORENO DA SILVA
  • MARCELO PORFIRIO DA SILVA
  • VITOR SHOZO EMORI
  • EDUARDO HIROSHI OTA
  • JOHNROSS JONES LIMA
  • JOSE LUIZ FURTADO
  • EDSON ALEXANDRE PEREIRA
  • JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
  • MILTON LINS DA SILVA
  • MAURINO JOSÉ DA SILVA
  • INÊS PAZ
  • OSVALDO ANTONIO DA SILVA
  • MARIA LUIZA FERNANDES

Mais #Hashtags

#GuardaMunicipal#SantaCasa#Prefeitura##israel #palestina #guerra##combateracismo#associaçaocomercial#Associação de Profissionais de Propaganda do Alto Tietê#Delegacia24h#LOA2024#parlamentoestudantil#guardamunicipal#GM#AntonioLinodaSilva#PolíciaCivil#EDP