Câmara Municipal de Mogi das Cruzes

Câmara entrega Medalha Destaque Esportivo 2024

A Câmara - 05/06/2024

Em sessão solene nesta quarta-feira, 5, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou a cerimônia de entrega da “Medalha Destaque Esportivo 2024” a atletas, equipes e entidades que representam o esporte mogiano.

Instituída pelo Decreto Legislativo nº 03/2021, por iniciativa do vereador Marcos Furlan (PODE), a condecoração homenageia os esportistas e paradesportistas que obtiveram bons resultados e excelência no desempenho, de forma individual ou coletiva.

Os nomes dos prestigiados da noite foram definidos pela Comissão Permanente de Cultura, Esporte e Turismo, formada pelos vereadores Edinho (PP), que preside o colegiado, professor Edu Ota (Pode), Mauro Yokoyama (PL), Juliano Botelho (PSB) e Furlan.

Os trabalhos legislativos foram conduzidos pelo vereador Edinho, com o professor Edu Ota na primeira secretaria. Além deles, compuseram a mesa diretiva da solenidade Gustavo Nogueira, secretário municipal de Esportes e Lazer — representando o prefeito Caio Cunha (Pode) —, o assessor parlamentar Expedito Tobias — representando o deputado estadual Marcos Damásio (PL), e o diretor de Esportes da Aeamc (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes), Fernando Teixeira.

Presidente da Comissão de Cultura e Esporte e da cerimônia, Edinho falou sobre a importância do evento. “Esporte é superação. Principalmente para as pessoas da periferia, afinal, muitas vezes, o esporte é a única saída para uma vida melhor. Nesse contexto, o reconhecimento desta noite é muito importante, não apenas para cada um dos homenageados como também para seus familiares e para nós, vereadores”.

Sergio Alexandre Maia, um dos homenageados, falou sobre a relevância do reconhecimento. “Agradeço a Deus por esta oportunidade. Quando perdi minha perna, achei que nunca mais jogaria futebol. Mas conheci o futebol de amputados e nunca mais parei”.

Washigton Félix Morais, destaque como técnico de futebol, discursou sobre a valorização da prática esportiva. “Há 30 anos moro em Mogi das Cruzes, mas é Mogi que mora em mim. Deus me deu a oportunidade de tocar um projeto que salva vidas. Os jovens me chamam de pai. São 250 crianças e jovens. É uma iniciativa sem fins lucrativos, que fazemos com muito amor. Não fazemos pelos títulos, mas para ajudar os garotos”.

Laressa Tavares, destaque como atleta júnior de judô, usou a tribuna para reconhecer o apoio da família e dos treinadores. “Agradeço a Deus e aos meus pais, que me ajudam a correr atrás dos meus sonhos. Agradeço aos meus senseis, já que esta vitória não é minha, mas nossa”.

Também falaram os membros da Comissão de Esportes. “É muita emoção participar deste evento. Parabenizo todos os homenageados. Eu vim do esporte e sei: uma homenagem simples é um grande combustível para continuarmos”, afirmou o vereador Juliano Botelho.

Mauro Yokoyama congratulou os indicados. “Os atletas que hoje estão recebendo a homenagem representam suas respectivas classes. Parabenizo a todos”.         

Edu Ota lembrou que a prática esportiva é transformadora de vidas. “O esporte melhora a saúde, a educação e a questão social. Esta é a sessão solene que eu mais espero durante o ano. É um orgulho ver atletas e projetos tão bonitos, que levam o nome da nossa Cidade até para fora do país”.

Furlan, autor da lei que criou a Medalha Destaque Esportivo, recordou como foi difícil a consolidação do prêmio no Legislativo. “Sou autor desta lei, estamos há nove anos prestigiando nossos atletas. No começo, cheguei a ouvir que este prêmio não deveria acontecer para cortar custos. Mas é sempre uma chuva de emoção. Todos os anos é assim. Recebemos pessoas esforçadas, que representam tantas outras pessoas. Este é um prêmio que deve sempre ser exaltado”.

Fernando Teixeira, diretor de esportes da Associação dos Engenheiros, também falou. “Parabéns e sucesso a todos”.

Expedito Tobias, representante do deputado Marcos Damásio, foi mais um a discursar. “O deputado Damásio está à disposição de todos os atletas de Mogi com relação ao esporte. Quem pratica o esporte não fica doente”.

Por fim, falou o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Nogueira. “O esporte é pouco valorizado no Brasil. Por isso, enalteço a iniciativa da Câmara de fazer esta homenagem. Além disso, várias modalidades estão sendo contempladas. Não é fácil ser atleta, é uma vida de renúncia. Mas saibam que vale muito a pena, independentemente de resultados”.

 

 

Anderson Mocotó/Atleta veterano/Atletismo

Anderson do Prado, o Anderson Mocotó, iniciou no atletismo aos 13 anos. Por meio de bolsa atleta, ele conseguiu pagar a faculdade de Educação Física.

Mocotó foi atleta de provas de resistência por 7 anos. Há 25, ele pratica a modalidade de salto em vara. Já foi hexacampeão dos Jogos Regionais, recordista em número de medalhas da mesma competição, bicampeão Brasileiro Master e tetracampeão paulista Master.

Emanuel Toledo de Barros/Atleta individual/ Powerlifting

Nascido em 1980 em Mogi das Cruzes, Emanuel Toledo de Barros teve Covid-19 em 2020, sendo encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Após se curar, ele começou a treinar e foi convidado para competir no Powerlifting. Desde então, fez parte da seleção brasileira e já ganhou diversos títulos até o momento.

Em setembro, Emanuel embarcará para Argentina a fim de defender o título no qual ele já é bicampeão sul-americano.   Em outubro, ele disputará o Mundial na África. Até o momento, Barros acumulou títulos como os seguintes:

Em 2021 Campeão Paulista;

Em 2022 Campeão Mineiro;

Em 2022 Campeão Brasileiro;

Em 2022 Campeão Sul-americano e recordista no Levantamento terra com 260,5kg;

Em 2023 Bi Campeão Mineiro;

Em 2023 Bi Campeão Brasileiro;

Em 2023 Bi Campeão Sul-americano e novamente recordista com 280kg.

Giulliano Ferreira/Atleta Militar/Jiu-jitsu

Giulliano Ferreira é Policial Militar da reserva, sendo que se dedicou por quase três décadas à PM de São Paulo, obtendo destaque como atleta militar. Graduado 3 graus na faixa preta de jiu-jitsu, ele é pentacampeão paulista na categoria leve.

Em sua trajetória na luta marcial, ele conquistou importantes títulos, sendo campeão sul-americano em 2004, campeão mundial em 2007, vice-campeão mundial em 2008 e campeão pan-americano em 2009.

O lutador ainda acumula o título de campeão no Torneio Conde Koma e no Torneio Vale do Paraíba. Ferreira também foi vice-campeão por Equipe nos Jogos Regionais em São Sebastião.

O lutador atua no esporte ao lado do mestre Luciano Marcos, o Jabá, em uma academia de artes marciais em Mogi das Cruzes, onde promove o conceito e a disciplina das artes marciais.

Glauco Benigno de Sousa/Atleta individual/Strongman

Glauco Benigno de Sousa é atleta de strongman na categoria master. Ele é empresário, técnico e coordenador da modalidade desde 2021 em Mogi das Cruzes.

Em 2023, foi vice-campeão sul-americano na Argentina e 8º colocado no mundial que ocorreu nos Estados Unidos.

Conquistou vários títulos na categoria, sendo campeão sul-americano em 2021 e quarto colocado no Mundial da Índia.

É tricampeão da seletiva brasileira do STATIC MONSTERS (2019-2020 e 2021).

Em junho deste ano, na Alemanha, Glauco vai completar a competição de número 60 ao longo de sua trajetória de 16 anos no esporte. Glauco é o atleta sul-americano com mais competições na carreira.

No último dia 21 de maio, ele recebeu o convite do maior evento do mundo nesse esporte, que ocorrerá em dezembro de 2024 nos Estados Unidos. O strongman foi chamado para participar da disputa sem seletiva, graças a seu histórico como atleta e representatividade no esporte desde 2009.

 

Gustavo Miguel/Atleta junior/Judô

Gustavo Miguel é praticante de judô e o atual campeão da Copa São Paulo 2024. Neste ano, o atleta também venceu o Seletivo Brasileiro Região V e o Campeonato Brasileiro Região V. Em 2023, ele foi o grande vitorioso no Campeonato Paulista Fase Inter-regional, além de várias outras conquistas no esporte.

Instituto Atomic de Basketball/Equipe de esporte amador/Basquete

O Instituto Atomic de Basketball e Cultura foi criado em 2017 com o intuito de fomentar o basquete e sua cultura nas áreas periféricas da cidade.

Kaori Sakuma da Silva/Entidades desportivas e associações civis/Tênis e Golfe

Kaori Célia Sakuma da Silva é pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento.

Kaori é preparadora física de atletas de tênis e golfe e especialista em Kettlebel.

Laressa Tavares/Atleta junior/Judô

Laressa Tavares tem 12 anos e coleciona vários títulos no judô. Aluna da Associação Judô Namie desde os 5 anos, Laressa participa de campeonatos como atleta federada desde 2020.

Em 2022 e 2023, foi eleita atleta destaque do ano pelos senseis do Judô Namie. A garota obteve importantes conquistas em vários torneios municipais, regionais e no cenário nacional e internacional.

Em 2023, a judoca foi bicampeã paulista, vice-campeã panamericana em Lima, no Peru, e campeã da seletiva para o campeonato brasileiro da região sul. Este ano, a mogiana já foi campeã do Campeonato Brasileiro da Região V e campeã da Copa São Paulo.

Luiza Salenco/Atleta Individual/Futsal

Luiza Salenco decidiu ser goleira de futsal aos 9 anos, quando começou a treinar.

Aos 10, ela se tornou atleta federada no futsal pelo Sport Benfica de Mogi das cruzes, no qual jogou com os meninos em time misto, sendo campeã paulista na categoria Rubi da Federação de Futsal.

Em 2024, começou a transição para o futebol de campo, a qual está participando do programa de monitoramento do Corinthians Futebol Feminino e competindo pelo Corinthians na categoria Sub-12. Na sua estreia pelo Corinthians, foi premiada como atleta destaque do Sub-12 no festival " Em busca de uma estrela de SP".

 

Sérgio Alexandre Maia/Para-atleta individual/Futebol de Amputados

Nascido em Santo André em 1971, Sergio Alexandre Maia é servidor público da prefeitura de São Paulo e praticante de futebol de amputados desde 2009.

Casado com Elaine Marques Souza, o para-atleta é pai de Sunamita Souza Marques. Em 1998, ele mudou-se para Mogi das Cruzes, onde passou a fazer parte do time de futebol de amputados. Maia teve passagem por grandes times como São Caetano e Corinthians. Atualmente, o jogador de futebol está na equipe da Portuguesa. Sérgio foi campeão paulista e da copa do Brasil.

Washigton Félix Morais/Técnico/Futebol

Washigton Félix Morais chegou em Mogi das cruzes em meados de 1997, tendo ido morar em Jundiapeba, onde iniciou sua formação básica de futebol no time Dragão Negro, uma escolinha de bairro que o revelou para o mundo do futebol. Rapidamente, ele foi transferido para o União Mogi e logo virou profissional pelo clube.

Mais tarde, ele passou por diversos times, como Grêmio de Maringá, União Barbarense, Matsubara, Desportivo de Minas Gerais e Valencia, clube da Primeira Divisão da Espanha.

Hoje é técnico do Projeto Jundiapeba, onde vem colecionando títulos por diversas categorias. A função desse projeto é revelar atletas para o mundo do futebol, promovendo educação e melhoria social por meio do esporte.

Centro de Paradesporto de Mogi das Cruzes/Equipe Paradesportiva/Vôlei Adaptado

O Centro do Paradesporto de Mogi das Cruzes Professor Cid Torquato oferece treinamento para vôlei adaptado. A representante do time é Fabiana Rodrigues.

Mais Categorias

  • A Cidade
  • Vereadores
  • A Câmara
  • Honra ao Mérito
  • Prefeitura

Mais sobre vereadores

  • PEDRO HIDEKI KOMURA
  • OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
  • IDUIGUES FERREIRA MARTINS
  • CARLOS LUCAREFSKI
  • CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
  • MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
  • JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
  • MAURO MITSURO YOKOYAMA
  • EDSON DOS SANTOS
  • MAURO DE ASSIS MARGARIDO
  • FERNANDA MORENO DA SILVA
  • MARCELO PORFIRIO DA SILVA
  • VITOR SHOZO EMORI
  • EDUARDO HIROSHI OTA
  • JOHNROSS JONES LIMA
  • JOSE LUIZ FURTADO
  • EDSON ALEXANDRE PEREIRA
  • JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
  • MILTON LINS DA SILVA
  • MAURINO JOSÉ DA SILVA
  • INÊS PAZ
  • OSVALDO ANTONIO DA SILVA
  • MARIA LUIZA FERNANDES

Mais #Hashtags

#GuardaMunicipal#SantaCasa#Prefeitura##israel #palestina #guerra##combateracismo#associaçaocomercial#Associação de Profissionais de Propaganda do Alto Tietê#Delegacia24h#LOA2024#parlamentoestudantil#guardamunicipal#GM#AntonioLinodaSilva#PolíciaCivil#EDP