Legislativo recebe prefeito na primeira sessão ordinária de 2024
A Câmara - 06/02/2024
Legislativo recebe prefeito na primeira sessão ordinária de 2024
A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu na tarde desta terça-feira, 6, o prefeito da Cidade, Caio Cunha (Pode), para abertura do ano Legislativo de 2024. A sessão ordinária foi suspensa para a tradicional visita do mandatário do Executivo, que teve como anfitrião o novo presidente da Casa de Leis, Francimário Vieira (PL), o Farofa.
“Faço um cumprimento especial à nova mesa diretiva, à imprensa, ao prefeito e a todos os vereadores”, saudou Farofa.
Cunha iniciou sua fala relembrando os pedidos de cassação contra ele, feitos no início do atual mandato. “Estou muito feliz de estar aqui hoje, cumprindo esta tradição. Vim também para responder eventuais perguntas dos parlamentares. Há três anos, estive aqui pela primeira vez como prefeito. A primeira leitura nesta Casa de Leis foi um pedido de cassação. Eu acabava de assumir o mandato. Após análise dos vereadores, isso foi desconsiderado. Houve seis pedidos de cassação em menos de um ano. Mas, graças a Deus, todas foram arquivadas, exceto uma, que está em fase de inquérito e investiga a cor dos ônibus, que seria a mesma da do meu partido. Sim, é muito difícil e árdua a tarefa de assumir cargos públicos”.
O prefeito também recordou a acirrada disputa pela presidência do Legislativo mogiano no ano passado, quando a candidatura apoiada por Cunha sofreu uma derrota.
“Não torci para o senhor ganhar a presidência da Câmara, vereador Farofa. A Cidade inteira sabe disso. Mas Mogi não pode ficar refém da nossa ideologia, nem da nossa vontade, nem dos nossos projetos pessoais. Vamos pensar, em primeiro lugar, em Mogi das Cruzes. Em segundo lugar, nas nossas diferenças, e, em terceiro, nas eleições, um momento lindo, em que a população fará seus julgamentos. É hora de abrir o peito e enfrentar todos os desafios em prol da nossa gloriosa Mogi das Cruzes”.
Inês Paz (PSOL), segunda vice-presidente da mesa diretiva da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, cumprimentou o prefeito, mas pediu mais comunicação. “Teremos um mandato independente do Legislativo neste ano. Peço que a consideração com os parlamentares continue no dia a dia. Está faltando diálogo do Executivo com os vereadores”.
Caio Cunha respondeu. “Nunca neguei agenda para nenhum vereador. Mas muitas vezes tinha imprensa na porta de reuniões em que estávamos ainda debatendo certo tema. Isso acaba prejudicando a confiança”.
Pedro Komura (PSDB) cobrou mais políticas públicas contra os males da proliferação do Aedes aegypti. “Precisamos reforçar o combate à dengue. Lá no Parque da Cidade há uma piscina desativada. Precisamos unir esforços para enfrentar essa doença, com uma campanha que apele para a colaboração maciça da população”.
O prefeito respondeu. “A área está sob disputa no Judiciário. Não podemos entrar lá. Mas não é ali o nosso maior foco de dengue, e sim no Jardim Nova União. Mas estamos com várias ações em andamento”.
O vereador professor Edu Ota (Pode) também se manifestou. “Desejo um ano maravilhoso à nova mesa diretiva. Que o vereador Farofa tenha um ótimo trabalho nesta Casa de Leis. Em 2023, houve muito crescimento, especialmente no esporte e na assistência social. Exemplos disso foram a Lei de Incentivo ao Esporte e a inauguração do Centro de Artes Marciais de Jundiapeba. O ano de 2023 foi bom, e 2024 será ainda melhor”, disse.
Marcos Furlan (Pode) foi mais um a usar a palavra. “Desejo um ótimo mandato a toda mesa diretiva, especialmente ao vereador Farofa, que tem excelentes ideias. Dou boas-vindas ao prefeito Caio Cunha. Estou feliz com os progressos na saúde, educação, no esporte, na habitação, entre outras áreas. A Lei de Incentivo ao Esporte vai permitir a execução de centenas de projetos esportivos. Isso sem falar no centro de artes marciais. Espero que ele irradie oportunidades para todos os nossos jovens”.
Carlos Lucarefski (PV), atual segundo secretário da mesa diretiva da Câmara, pediu maior prioridade de investimentos nas áreas mais afastadas do Centro. “Desejo um ano promissor aos meus colegas e ao prefeito. A população mogiana carece de demandas nos bairros, especialmente urbanização, saúde e segurança. Peço ao prefeito que escute as nossas indicações, já que somos porta-vozes da população”.
Cunha rebateu às críticas de Lucarefski. “A periferia reúne os maiores problemas e lá estamos fazendo as maiores ações. Lâmpadas de led, desassoreamento do Rio Jundiaí, tapa-buracos, entre outras intervenções, já foram feitas e ainda estão em andamento”.
Por fim, o presidente Farofa fez suas considerações finais antes de retomar as sessões ordinárias. “Teremos uma Câmara muito ativa, sem abrir mão do seu papel de fiscalização, mas, é claro, sempre com muita coerência”.
Também usaram a palavra os vereadores Zé Luiz (PL), Policial Maurino (Pode), Johnross (Pode), Mauro de Assis Margarido (PSDB), pastor Osvaldo Silva (REP), Fernanda Moreno (MDB), Otto Rezende (PSD), Edinho (MDB), Juliano Botelho (PSB), Iduigues Martins (PT) e Bi Gêmeos (PSD).
Mais Categorias
- A Cidade
- Vereadores
- A Câmara
- Honra ao Mérito
- Prefeitura
Mais sobre vereadores
- PEDRO HIDEKI KOMURA
- OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
- IDUIGUES FERREIRA MARTINS
- CARLOS LUCAREFSKI
- CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
- MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
- JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
- MAURO MITSURO YOKOYAMA
- EDSON DOS SANTOS
- MAURO DE ASSIS MARGARIDO
- FERNANDA MORENO DA SILVA
- RODRIGO FIRMINO ROMÃO
- MARCELO PORFIRIO DA SILVA
- VITOR SHOZO EMORI
- EDUARDO HIROSHI OTA
- JOHNROSS JONES LIMA
- JOSE LUIZ FURTADO
- EDSON ALEXANDRE PEREIRA
- JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
- MILTON LINS DA SILVA
- MAURINO JOSÉ DA SILVA
- INÊS PAZ
- OSVALDO ANTONIO DA SILVA
- MARIA LUIZA FERNANDES
- PRISCILA YAMAGAMI KÄHLER
- JOHNNY FERNANDES DA SILVEIRA
Mais #Hashtags