
Câmara outorga título de “Cidadã Mogiana” à missionária coreana Hye Ran Kim
A Câmara - 07/12/2023
Em sessão solene na noite desta quinta-feira, 7, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes outorgou título de “Cidadã Mogiana” à coreana Hye Ran Kim, missionária evangélica residente há 30 anos no Brasil e conhecida como “dona Helena”. A homenagem é uma iniciativa do vereador Vitor Emori (PL) e obedece ao Decreto Legislativo n° 183/2023. Apesar de nascer em família budista, Hye, aos 14 anos, sentiu uma vocação para modificar o mundo por meio da divulgação do Evangelho.
Ao lado de seu marido, Seon Wung Kim, conhecido como pastor Jabez, a homenageada fundou a Igreja Evangélica Missão Presbiteriana Hermom e o Colégio Hermom. Tanto a instituição religiosa como a escola funcionam no Taboão, prestando trabalhos sociais, educativos e de evangelização.
Os trabalhos legislativos foram conduzidos pelo vereador Policial Maurino (Pode) na presidência da solenidade, com o vereador professor Eduardo Ota (Pode) na primeira secretaria.
Além deles, compuseram a mesa diretiva a secretária Municipal de Assistência Social, Celeste Xavier Gomes — representando o prefeito Caio Cunha (Pode) —, Raul Lerário, diretor da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), pastor Luiz Pinheiro, presidente da Missão GP Brasil, pastor Yong Shik Kim, diretor da Diáspora Coreana na Missão GP Brasil, missionário Yon Jo Cha, vice-presidente da Associação dos Missionários Coreanos no Brasil, pastor José Miraídes Penha, presidente do Copomc (Conselho dos Pastores e Obreiros de Mogi das Cruzes), além da própria homenageada.
“É uma homenagem mais do que merecida. Vejo aqui gente da indústria, do comércio, da agricultura e dos bairros Itapeti e Taboão. A pastora e missionária Helena é uma unanimidade. É difícil não falar do pastor Jabez [Seon Wung Kim, marido da homenageada, falecido no ano passado]. O casal fez um trabalho de três décadas aqui no Brasil. É um trabalho social lindo que atende pessoas nos bairros Chácara Guanabara, Taboão e Beija-Flor”, disse Emori, autor da propositura.
Em seguida, falou o filho da homenageada, André Kim. “Quando pequeno, eu achava que nossa família passava dificuldade. Vivíamos de forma diferente. Meus amigos da escola tinham roupas e tênis de marcas. Meus pais davam mais atenção a outras pessoas do que a nós. Meus pais tomaram várias rasteiras. Eles deixaram sua terra natal para vir para o segundo país mais longe da Coreia, o Brasil, que só não é mais distante do que a Argentina. Mas não desistiram do trabalho na Chácara Guanabara, Beija-Flor e Taboão”.
José Miraídes Penha falou em nome do Copomc. “Helena Kim faz parte do nosso conselho de pastores com muita honra. Helena Kim faz muito bem a integração da comunidade com todo o Município, inclusive com o poder público. Hoje as mulheres estão no seu devido lugar, não existe maior nem menor”.
Raul Lerário, diretor da Fiesp, também prestou sua homenagem. “É uma grande alegria homenagear uma grande amiga do Taboão e de Mogi das Cruzes. Eles passaram muitas dificuldades. Formaram a Igreja e congregaram muita gente do Itapeti. Vieram sem falar o português para um bairro cujo acesso era muito complicado. Nesses mais de 20 anos, eles fizeram muito bem para várias pessoas: educação e boas propostas para as famílias que trabalham no Taboão”.
O pastor Luiz Pinheiro foi mais um a enaltecer a missionária Helena. “O vereador Vitor Emori abraçou imediatamente a nossa indicação para homenagear a pastora Helena. Não dá para não falar do pastor Jabez Kim. Ele foi nosso incentivador e nos contagiou com seu entusiasmo. A missionária Helena é uma guerreira. Mesmo sem o Jabez, ela não para de avançar nos propósitos de Deus”.
Celeste Gomes também deixou sua mensagem de carinho. “Não é fácil o trabalho de missionários, ainda mais com a dificuldade da língua. Obrigada, dona Helena. Nós, muitas vezes, deixamos os nossos para cuidar dos outros. Mas é uma missão. Precisamos de mais pessoas como a dona Helena”.
Por fim, falou a homenageada. “Foi uma grande surpresa e alegria receber a homenagem. Agradeço à Câmara, especialmente o vereador Vitor Emori. Me sinto acolhida e com profunda gratidão. Mogi das Cruzes estará sempre no meu coração. Esse título tem um significado muito especial para mim”.
Biografia
Hye Ran Kim, conhecida como dona Helena, é uma missionária coreana que reside no Brasil há 30 anos, tendo nascido em Seul, capital da Coreia do Sul, cidade que na década de 1950 estava empobrecida por causa da guerra que arrasou a península.
A homenageada é formada em História e Mestre em Música — piano e canto. Hye Kim foi casada com o pastor Seon Wung Kim, que aqui no Brasil adotou o nome de Jabez.
O casal de coreanos chegou ao País em 1994, com o primeiro filho, André. Pouco depois, eles tiveram uma menina, Débora, que já nasceu em território brasileiro. Em 1995, dona Helena e seu Jabez se estabeleceram no bairro rural do Beija-Flor, em Mogi das Cruzes, e ali fundaram a Igreja Evangélica Missão Presbiteriana Hermom.
Dona Helena se comoveu com a falta de escola no Beija-Flor, que, além de ser uma comunidade carente, está a longa distância dos pontos mais centralizados de Mogi.
Diante desse cenário, em 2000, a missionária fundou o Colégio Hermon, voltado à educação infantil. Como não conseguiu validar seu diploma coreano, Hye Kim matriculou-se em Pedagogia na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) para que pudesse se tornar a diretora da instituição de ensino. A unidade pedagógica passou a ser subvencionada pela Prefeitura, atendendo a cerca de 100 crianças do bairro.
Já em 2005, uma segunda Igreja Evangélica Missão Presbiteriana Hermom foi aberta no bairro do Taboão. Naquele mesmo ano, o Colégio Hermom foi transferido para lá, onde recebeu melhorias e ampliação.
Nos anos seguintes, dona Helena e seu Jabez passaram a atuar em três frentes: Igreja, Colégio e Missão GP Brasil, agência missionária da qual a homenageada é atualmente diretora nacional. Por meio da Missão GP Brasil, dona Helena é responsável pela formação de missionários na América do Sul e na África.
Em 2022, Jabez faleceu, mas Helena continuou à frente dos projetos.
Vereadores Relacionados
Mais Categorias
- A Cidade
- Vereadores
- A Câmara
- Honra ao Mérito
- Prefeitura
Mais sobre vereadores
- PEDRO HIDEKI KOMURA
- OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
- IDUIGUES FERREIRA MARTINS
- CARLOS LUCAREFSKI
- CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
- MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
- JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
- MAURO MITSURO YOKOYAMA
- EDSON DOS SANTOS
- MAURO DE ASSIS MARGARIDO
- FERNANDA MORENO DA SILVA
- MARCELO PORFIRIO DA SILVA
- VITOR SHOZO EMORI
- EDUARDO HIROSHI OTA
- JOHNROSS JONES LIMA
- JOSE LUIZ FURTADO
- EDSON ALEXANDRE PEREIRA
- JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
- MILTON LINS DA SILVA
- MAURINO JOSÉ DA SILVA
- INÊS PAZ
- OSVALDO ANTONIO DA SILVA
- MARIA LUIZA FERNANDES
Mais #Hashtags