Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
1

Vereadores estudantis são diplomados nesta segunda-feira

27/11/2023

Foram diplomados na manhã desta segunda-feira, 27, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, os 23 alunos selecionados para participar do Parlamento Estudantil 2023, que neste ano está na sua 13ª edição. Foram escolhidos jovens do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares.

Os inscritos receberam o diploma da vereança no Plenário Vereador Doutor Luiz Beraldo de Miranda das mãos do presidente do Legislativo mogiano, Marcos Furlan (Pode), e de outros vereadores.

A cerimônia contou com as vereadoras Malu Fernandes (SD) e Inês Paz (PSOL) na primeira e segunda secretarias, respectivamente, ambas integrantes da Comissão Permanente de Educação da Casa de Leis.

Além deles, compareceram à solenidade os parlamentares professor Edu Ota (Pode), Bi Gêmeos (PSD), Mauro Yokoyama (PL), Edson Santos (PSD), Carlos Lucarefski (PL) e Policial Maurino (Pode).

Furlan disse que a experiência com os jovens vereadores tem proporcionado um aprendizado mútuo. “Estou como vereador há 11 anos. É o meu terceiro mandato, mas em anos corridos são 11. Nesse tempo, vi muitos projetos do Parlamento Estudantil inspirarem os vereadores oficiais e serem transformados em proposituras reais, apresentadas posteriormente pelos parlamentares. Dar lições de cidadania é o objetivo principal. No entanto, minha jornada ao longo desses anos mostrou que, muitas vezes, são os próprios alunos que nos ensinam a ser cidadãos melhores”.

Malu Fernandes, atual vereadora, lembrou que em 2016 também foi uma participante do Parlamento Estudantil. “O Parlamento Estudantil é um programa muito especial da Câmara. É um projeto muito transformador. Em 2015, um dos vereadores foi até a minha escola para divulgar o projeto. Fiquei curiosa, trouxe até aqui para protocolar, mas não fui selecionada. Em 2016, insisti novamente com uma ideia sobre questão ambiental. Foi o meu primeiro contato com o Legislativo”.

Inês Paz (PSOL) disse que o evento é uma forma de conscientização política. “Educar é uma atividade política. Quando era professora, levei meus alunos para participar do Parlamento Estudantil da Assembleia Legislativa e tive o prazer de ver um deles escolhido. É fundamental que nossos jovens tenham esse olhar para a política. Tudo nesta vida é um ato político. Precisamos desmembrar a política ampla da política partidária. O ato de estarmos aqui e de acompanhar o dia a dia das decisões públicas é político. Por exemplo: lutar para que as escolas públicas não fiquem mais sucateadas é um ato político”.

Estudantes e educadores

Maria Eduarda Camargo Belarmino, 17 anos, estudante da Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro, em Jundiapeba, quer um centro de esportes especializado em vôlei e basquete perto de casa.

“Meu projeto cria uma associação esportiva de vôlei e basquete. Na minha escola, o pessoal é bastante fissurado nessas modalidades. Jundiapeba é um bairro muito carente. Investir no esporte seria uma forma de abrir portas para que muitos atletas progridam e possam dar um futuro melhor não somente para eles próprios, mas também para os familiares. O esporte também conta com moral, ética e disciplina”.

Manuela Barroso Marinho, 16 anos, mais uma aluna da Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro, explicou sobre sua ideia. “Meu projeto fala sobre a colocação de um Pró-Mulher no distrito de Jundiapeba. É importante ter uma unidade lá porque muitas das moradoras são de baixa renda. Por isso, o deslocamento até outros bairros não é algo fácil. Além disso, seria uma forma de estimular a prevenção de doenças”.

Nicolas Precioso Soares, 18 anos, aluno do Colégio Alfabeto também comentou sobre sua proposta. “Meu projeto é sobre letramento político. O público jovem não tem muito conhecimento sobre política, como quais são seus deveres e direitos. Por exemplo: o que é direita, esquerda, social-democracia, conservadorismo etc. Assim, seria possível ficar claro para essa faixa etária como ela poderia na prática mudar a realidade que a cerca. Esse aprendizado poderia ser feito em debates em matérias que já existem, como nas disciplinas de Humanidades no geral”.

Francielle Zurdo, coordenadora pedagógica no Colégio Alfabeto, disse que a iniciativa fomenta a cidadania dos estudantes mogianos. “O vereador Maurino esteve na escola divulgando para nossos alunos a realização do evento. A escola precisa formar cidadãos de uma maneira integral. Nesse sentido, o Parlamento Estudantil ajuda no senso de contribuição coletiva e individual, mostrando na prática como as ações de cada um podem repercutir na sociedade. É uma atividade muito importante para a maturidade dos alunos no processo de formação”.

Também prestigiaram a cerimônia Michele Gaspareto, coordenadora pedagógica do colégio Mello Dante, Marta Terrone, diretora do Colégio Mello Dante, Marjorie Romanos, professora do Colégio Maple Bear, Elaine Macedo, professora e coordenadora de eventos do Colégio Gênesis, Wesley de Paula, mantenedor Colégio Gênesis, Rosimary Pelegri Amorim, professora da Escola Estadual Professora Irene Caporali de Souza, professor Henrique Matheus Vieira, coordenador da Escola Estadual Professor Firmino Ladeira, Evelise Ellen Silva, professora da Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro, e Rita de Cássia Franco, coordenadora da Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro.  

Nova Data e horário

A pedido dos alunos e professores das escolas estaduais, a sessão ordinária do Parlamento Estudantil 2023 será na próxima quinta-feira, 7 de dezembro, a partir das 14 horas.

Na ocasião, haverá a posse dos vereadores estudantis, a eleição da mesa diretiva, e a simulação de votação das proposituras apresentadas. Ao final, os alunos receberão certificados de participação no programa.

A mudança foi necessária por causa do cronograma do “Provão Paulista”, que vai acontecer entre esta semana e a próxima segunda-feira, 4. O Provão Paulista é uma avaliação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) que oferece chances extras aos alunos da rede pública ingressarem nas instituições estaduais paulistas de ensino superior em 2024. No total, serão 15.369 vagas.

Os estudantes das 1.ª, 2.ª e 3.ª séries do ensino médio matriculados nas escolas estaduais de São Paulo estão automaticamente inscritos no Provão Paulista.

Mais Categorias

  • A Cidade
  • Vereadores
  • A Câmara
  • Honra ao Mérito
  • Prefeitura

Mais sobre vereadores

  • PEDRO HIDEKI KOMURA
  • OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
  • IDUIGUES FERREIRA MARTINS
  • CARLOS LUCAREFSKI
  • CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
  • MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
  • JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
  • MAURO MITSURO YOKOYAMA
  • EDSON DOS SANTOS
  • MAURO DE ASSIS MARGARIDO
  • FERNANDA MORENO DA SILVA
  • MARCELO PORFIRIO DA SILVA
  • VITOR SHOZO EMORI
  • EDUARDO HIROSHI OTA
  • JOHNROSS JONES LIMA
  • JOSE LUIZ FURTADO
  • EDSON ALEXANDRE PEREIRA
  • JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
  • MILTON LINS DA SILVA
  • MAURINO JOSÉ DA SILVA
  • INÊS PAZ
  • OSVALDO ANTONIO DA SILVA
  • MARIA LUIZA FERNANDES

Mais #Hashtags

#GuardaMunicipal#SantaCasa#Prefeitura##israel #palestina #guerra##combateracismo#associaçaocomercial#Associação de Profissionais de Propaganda do Alto Tietê#Delegacia24h#LOA2024#parlamentoestudantil#guardamunicipal#GM#AntonioLinodaSilva#PolíciaCivil#EDP