Câmara concede título de “Cidadã Mogiana” à escritora Su Canfora
A Câmara - 10/11/2023
Em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira, 10, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes concedeu título de “Cidadã Mogiana” à professora, escritora, poetisa, contadora de histórias, radialista e artesã Sueli Maria Ferreira Canfora, mais conhecida como Su Canfora.
A homenagem obedece ao Decreto Legislativo n° 174/2023, de autoria do vereador Osvaldo Silva (REP). Os trabalhos legislativos foram conduzidos pelo vereador Policial Maurino.
Além da homenageada, ocuparam a mesa diretiva a secretária-adjunta de Educação de Mogi das Cruzes, Marilu Beranger, — representando o prefeito Caio Cunha (Pode) —, Expedito Ubiratan Tobias, — representando o deputado estadual Marcos Damásio/PL —, Rosana Regatto, diretora da Escola Estadual Maria Rodrigues Gonçalves, Auro Malaquias, bibliotecário da Biblioteca Benedito Sérvulo de Santana, e João Anatalino Rodrigues, presidente da Amhal (Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras).
O vereador Osvaldo explicou o porquê da homenagem desta sexta. “Mesmo com uma infância sofrida, humilde e difícil, Su Canfora superou todos os desafios e hoje é uma vitoriosa. Com 35 anos em Mogi das Cruzes, ela deixou um enorme legado para nossa Cultura e para nossa Educação. Tanto é assim que ela conquistou cadeira na Academia de Letras da Alca [Academia de Letras, Ciências e Artes dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo]”.
Auro Malaquias disse que Su Canfora é hoje uma das estrelas entre os artistas da Cidade. “A Secretaria de Cultura promoveu cursos de contação de histórias na Biblioteca Municipal, com a participação de Sueli. Era contagiante a sua performance. Hoje, a Sueli é um componente da constelação literária de Mogi das Cruzes. Ela é muito caprichosa. É uma honra acompanhar a sua trajetória. Estou muito orgulhoso”.
Rosana Regatto, diretora da Escola Estadual Maria Rodrigues Gonçalves, lembrou com carinho da artista e amiga. “Sou educadora há mais de 40 anos e trabalhei com Su Canfora muitos anos. Ainda sou diretora na escola e, até hoje, as pessoas perguntam sobre a Sueli. Isso porque muitos dos antigos alunos hoje têm filhos na nossa escola. É muito bom ver uma amiga tão querida realizar seus sonhos”.
Expedito Ubiratan Tobias discursou em nome do deputado estadual Marcos Damásio (PL). “É um título mais do que merecido. O deputado Damásio mandou mensagem para dizer que está muito orgulhoso e feliz com a homenagem prestada”.
Marilu Berenger, representante do prefeito, também elogiou a escritora e educadora. “Quem ganha com o talento de Sueli são os nossos alunos mogianos. Ela ajudou a construir a Educação de Mogi. Sueli sempre acreditou que a Educação é a ponte para a transformação de vidas. Meus parabéns, professora Sueli”.
Por fim, a mais nova mogiana também discursou. “Mesmo sendo contadora de histórias, não tenho palavras para agradecer esta homenagem de hoje. Vejo aqui pessoas da Igreja, da escola, ex-alunos, pessoal do grupo de versos, familiares, artistas e amigos. Sofri bullying e discriminação. Cresci com grande complexo de inferioridade. Pode parecer piegas falar sobre isso. Mas quero que minha história de superação leve outros a acreditar que isso é possível. A fé me salvou. Deus escolhe o improvável. Só não é possível o sonho que não se sonha. Obrigada por essa homenagem, pastor Osvaldo”.
A cerimônia teve ainda apresentação da cantora Henriette Fraissat, que cantou o Hino Nacional à capela, e um pedaço da música “Ai que saudade d'ocê?”, de Zeca Baleiro, uma das canções preferidas da homenageada.
Biografia
Sueli Maria Ferreira Canfora, mais conhecida como Su Canfora, é professora, escritora, poetisa, contadora de histórias, radialista e artesã e integrante da Alca (Academia de Letras, Ciências e Artes) da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP).
Sueli é casada e tem duas filhas. Ela nasceu na capital de São Paulo e se estabeleceu em Mogi das Cruzes há mais de trinta anos. Foi professora da rede pública estadual por 28 anos, dos quais 25 foram dedicados às escolas estaduais deste município.
Pós-graduada em Literatura Infantil e Contação de Histórias, a escritora ministrou oficinas de contação de histórias para alunos de pós-graduação da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e no Programa de Tempo Integral da rede pública.
Além disso, ela é idealizadora, produtora e apresentadora do programa “Prosa & Arte”, na Web Rádio Eros Online, que vai ao ar aos sábados à noite.
Sua primeira obra literária foi o livro “Minha Caminha de Algodão”, voltado ao público infanto-juvenil, lançado na Bienal Internacional do Livro em São Paulo, no ano de 2018.
Em seguida, vieram as publicações “Cheirinho de Chá – pequenas porções de vida”, livro de contos e crônicas publicado em 2020, e “Florada da Cerejeira”, obra de poesias lançada no ano seguinte.
Em fevereiro deste ano, ela foi convidada a ocupar a 5ª cadeira da ALCA da AFPESP, cujo patrono é Castro Alves, tornando-se, portanto, titular vitalícia da agremiação.
Mais Categorias
- A Cidade
- Vereadores
- A Câmara
- Honra ao Mérito
- Prefeitura
Mais sobre vereadores
- PEDRO HIDEKI KOMURA
- OTTO FÁBIO FLORES DE REZENDE
- IDUIGUES FERREIRA MARTINS
- CARLOS LUCAREFSKI
- CLODOALDO APARECIDO DE MORAES
- MARCOS PAULO TAVARES FURLAN
- JOSÉ FRANCIMÁRIO VIEIRA DE MACEDO
- MAURO MITSURO YOKOYAMA
- EDSON DOS SANTOS
- MAURO DE ASSIS MARGARIDO
- FERNANDA MORENO DA SILVA
- MARCELO PORFIRIO DA SILVA
- VITOR SHOZO EMORI
- EDUARDO HIROSHI OTA
- JOHNROSS JONES LIMA
- JOSE LUIZ FURTADO
- EDSON ALEXANDRE PEREIRA
- JULIANO MALAQUIAS BOTELHO
- MILTON LINS DA SILVA
- MAURINO JOSÉ DA SILVA
- INÊS PAZ
- OSVALDO ANTONIO DA SILVA
- MARIA LUIZA FERNANDES
Mais #Hashtags